Alfabetização utilizando os Biomas Brasileiros

Por Gi Germano em 25/10/2023 às 21:51:12

Alfabetização utilizando os Biomas Brasileiros

O que é Alfabetizar ?

Antigamente, estaria alfabetizado o individuo que soubesse as letras, juntasse as sílabas, formasse palavras até chegar aos textos, isso tudo utilizando o método sintético, repetição de sons e soletração comum nas cartilhas.

Atualmente, o alfabetizar envolve dois processos com características específicas e diferentes formas e gêneros.

- compreender o sistema alfabético

- compreender o funcionamento da linguagem escrita

E para isso, chega o método fônico!

O que seria isso? Algo novo?

Não!

Há registros do uso do método fônico desde 1719, na França, a implantação no Brasil chegou em meio às críticas para substituir o método da soletração ou alfabético.

Nos dias de hoje...

O método fônico, pode ser chamado também de método fonético, onde acontece ao ensino dos sons dos grafemas do alfabeto, iniciando com as vogais e seguindo para as letras mais complexas, para formação das sílabas, palavras, frases e textos. Com esta combinação ocorre o para desenvolver a habilidade de decodificação.

Chegamos ao ponto!

Alfabetizar utilizando os Biomas Brasileiros como referência é um projeto para alfabetização que recebeu o nome de "Biomas Brasileiros na Alfabetização", idealizado por Gicélia Santos Germano (Pedagoga, Psicopedagoga, Biblioterapeuta, cursando Neuropsicopedagogia), com base na Neurociência.

De acordo com projeto, alguns nomes dentro da fauna e flora brasileira foram escolhidos, os sons das suas letras iniciais serão trabalhadas em sala de aula ou nos atendimentos psicopedagógicos!

No projeto consta uma história, aparecem os seres protetores da Natureza ( Lendas) e entre este mundo real e imaginário surge o "encanto" chamado Alfabetização! Foram realizadas pesquisas, vivências da autora e busca por artigos científicos que abordassem a relação entre alfabetização, aprendizagem e cérebro.

Um estudo foi lançado com a coautoria de Bruce McCandliss, professor da Pós-Graduação Escola de Educação e do Instituto de Neurociência de Stanford, lançado pela Universidade Stanford (EUA), uma das instituições mais renomadas do mundo, que comprova a vantagem do método fônico de alfabetização sobre outras técnicas de ensino. Segundo a pesquisa, leitores que aprendem as relações entre letra e som por meio do método fônico de ensino têm melhor avanço na leitura do que quando tentam aprender a identificar palavras inteiras.

O Projeto Biomas Brasileiros na Alfabetização teve seu início no período da pandemia da Covid, onde as aulas eram on-line, e através da tecnologia, as viagens aos biomas brasileiros eram constantes para admirara a fauna e flora de cada região, com a liberação das aulas presenciais houve o prosseguimento do projeto.

Centro Educacional Tia Gi - Alfabetização

https://www.facebook.com/profile.php?id=61550250457267


Fonte: https://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/arquivos/3176

Fonte: Gi Germano (Alfabetizadora/Psicopedagoga/Biblioterapeuta Infantil e Juvenil)

Zion
Luxhoki